Tal como o jornal O ALMEIRINENSE adiantou em primeira mão, a Sumol-Compal vai entrar em lay-off (40% dos colaboradores, dos quais 21 de Almeirim) depois da empresa anunciar quebras superiores a 90% nas vendas.
A pandemia de Coronavírus/Covid-19 tem afetado de forma muito profunda a economia nacional. As medidas preventivas do Estado de Emergência que promovem o isolamento social, levaram ao encerramento de bares, restaurantes, centros comerciais e cafés. Neste contexto, a atividade da SUMOL+COMPAL tem sido muito afetada com perdas superiores a 90% nas vendas no mercado Horeca. Esta realidade implica uma redução da produção superior a 40%. Face a esta situação, a SUMOL+COMPAL não pode deixar de tomar um conjunto de medidas fundamentais para assegurar a sustentabilidade económico-financeira e a manutenção de postos de trabalho.
“Neste contexto, a empresa vê-se obrigada a colocar cerca de 40% dos colaboradores em lay-off simplificado, nos termos do Decreto-Lei nº10-G/2020, a partir de 2ª feira, 20 de abril de 2020, por um período de 30 dias. O lay-off parcial prevê que uma parte dos colaboradores esteja em regime de suspensão temporária do contrato de trabalho e outra parte entrará no regime de redução temporária do período normal de trabalho”, diz a empresa em comunicado.
A SUMOL+COMPAL vai ainda assumir uma posição de proteção adicional do rendimento dos colaboradores impactados pelo lay-off com um complemento de salário, garantindo que não haverá redução da remuneração fixa para os colaboradores com salários mais baixos e assegurando que essa redução será no máximo de 20% para os colaboradores com remunerações mais elevadas.
“Os restantes colaboradores vão manter o regime normal de trabalho e a remuneração, exceto os Administradores e Diretores que acordaram uma redução significativa na remuneração, durante o período de lay-off parcial. O Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL tem consciência que estas são medidas bastante”, conclui a nota.
Últimas:
WWF lança “Guia de Boas Práticas Agrícolas para a Lezíria do Tejo”
Peregrinação Segura 2025
Não há Santeirim em 2025
Chuva e trovoada: Concelho de Almeirim sob aviso amarelo
Trotinetes: Um perigo em duas rodas
Projeto de Dress a Girl de Almeirim e do Centro Paroquial ajudam crianças em perigo em África
“Estamos a trabalhar para o apuramento de campeão”
Corte de água na Tapada
Tigres abre pavilhão e pede apoio para jogo muito importante
Clubes do concelho no Tejo Cup 2025
Bruno Carrapato convidado “+ Desporto”
USF Marquesa de Alorna permite que 90% da população tenha médico de família no concelho de Almeirim
Avaliação externa: Agrupamento Salgueiro Maia passa com distinção
Palestra em Almeirim aborda o impacto psicológico da violência doméstica nas crianças e jovens
Piscinas Municipais de Almeirim assinalam Dia da Mãe com aulas para mães e filhos
Águas do Ribatejo com comunicações limitadas
Chamusca acolhe comitivas internacionais do Festival Internacional de Folclore, Culturas e Artes
Concelho de Almeirim sob aviso amarelo devido a chuva forte e trovoada
Hospital de Dia de Oncologia promove “ConVida” dedicado ao bem-estar dos utentes oncológicos
EconomiaSociedade
Sumol+Compal confirma em comunicado noticia avançada por O Almeirinense
16 de Abril, 202016 de Abril, 2020
