Teqball: Formação em Almeirim

A Federação Teqball Portugal vai realizar a  2ª Formação de Treinadores e Árbitros de Teqball (Zona Sul/Centro) no dia 4 de julho, sábado, em Almeirim, no Pavilhão Municipal  Alfredo Bento Calado. 

Para além de representantes dos clubes do distrito que se deslocam de Samora Correia, Santarém, Pontével, Entroncamento ou Alpiarça, teremos ainda representantes de clubes oriundos de Lisboa, Sintra, Torres Vedras, Leiria, Évora e Nazaré.

Esta será uma possibilidade de tomarem contacto in loco e até de experimentarem a modalidade com o maior crescimento a nível mundial que será desporto olímpico muito brevemente. De entre os vários formadores teremos o árbitro internacional, Telmo Monteiro, presente nos últimos 2 mundiais, o Presidente da Federação, o Sr Károly Henczi e o Vice-Presidente, Eng Vasco Rocha.

Programa:

9:30 – 11:00 – Prática de arbitragem de Teqball

11:00 – 11:15 – Coffee Break
11:15 – 12:30 – Prática de arbitragem de Teqball
12:30 – 13:00 – Avaliação de Arbitragem de Teqball

13:00 – 14:30 – Período livre para almoço – Ver informações abaixo.

14:30 – 18:00 –  Prática de treino de Teqball

16:15 – 16:30 – Coffee Break  

16:30 – 18:00 –  Prática de treino de Teqball  

18:00 – 18:30 – Avaliação de Treino de Teqball 

Pese embora a  Federação Teqball Portugal tenha sido constituída em Novembro de 2019, tem tido por parte dos agentes desportivos e das autarquias uma grande adesão, estando, à data de hoje, 45 clubes filiados distribuídos por 15 distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Viseu, Porto, mais a Região Autónoma da Madeira.

Nestes primeiros 6 meses já foi feito um investimento, por parte da Federação Teqball Portugal e da Fédération Internationale de Teqball, na ordem dos 150.000€ na expansão, divulgação e promoção da modalidade e  na formação.

O distrito de Santarém é o mais representativo do país com 9 clubes filiados na FTP.

Além da vertente desportiva, de treino e competitiva, o Teqball pode ter uma forte componente social pelo que a FTP juntamente com a FITEQ vão apoiar projectos de clubes e associações que visem a integração social, combater a exclusão e promover o bem estar social de populações com base no Teqball. 

Em Portugal, as primeiras competições nacionais terão o seu início previsto para Setembro de 2020, pelo que queremos ter o maior número de espaços equipados com a mesa e clubes praticantes de Teqball, para que haja uma boa divulgação e acesso à prática da modalidade.

Provas e Campeonatos a desenvolver:
– Circuito Elite (Clubes I e II Ligas)
– Circuito Nacional Sénior, Jovem e Veterano
– Circuito Beach Teqball
– Circuito Universitário