Fábrica de Almeirim é pioneira

A fábrica da SUMOL+COMPAL de Almeirim apresentou esta quarta-feira duas “soluções-piloto” que recorrem à tecnologia 5G, para suporte remoto das operações e monitorização digital de tarefas, numa parceria com a NOS.

O presidente da SUMOL+COMPAL, Duarte Pinto, afirmou que as duas aplicações que têm estado a ser desenvolvidas desde março por equipas das duas empresas representam o início de “um novo ciclo” na unidade de Almeirim, depois da inauguração, a 15 de outubro, de um armazém automático, que vem “reconfigurar todo o processo logístico em Portugal”.

Duarte Pinto considerou o investimento em curso “fundamental para a competitividade futura” da empresa, salientando que, nesta primeira etapa, será possível reduzir o número de “microparagens, que são difíceis de captar ao olho vivo e que, em acumulado, são relevantes”.

A introdução de tecnologia nas operações desta fábrica insere-se no objetivo de afirmar a SUMOL+COMPAL como “empresa de vanguarda” também nesta área, disse, salientando o histórico de uma empresa “de matriz portuguesa” que é “líder em Portugal em bebidas não alcoólicas”.