Energia

Com a guerra na Ucrânia os preços dos combustíveis fósseis começaram a escalar de forma incontrolada devido ao receio do corte do abastecimento Russo do gás natural à Europa. Aliado a isto o facto de alguns países terem começado a sua caminhada para a urgente e necessária descarbonização cortando produções de energia a partir de combustíveis fósseis sem acautelarem os riscos ainda piorou mais a situação.

Sofremos neste momento todos com os aumentos da energia, seja qual for o tipo. A energia elétrica tem aumentos de dois dígitos. Os preços dos combustíveis nos postos de abastecimento atingem recordes.

A produção de energia elétrica tem de ser assegurada com mais fontes renováveis. Sem dúvida. Mas atendendo à situação atual seria de ponderar dar um passo atrás para depois dar dois passos em frente e reativar temporariamente as centrais a carvão. Os carros elétricos vão precisar de uma maior produção de eletricidade e como já todos percebemos não podemos comportar os preços atuais. E com o arrastar da guerra a tendência não será de redução.

Enquanto não houver maior autonomia na Europa para a produção de energia elétrica a partir de fontes não emissoras de gases com efeitos de estufa e estivermos dependentes de terceiros teremos de continuar a fazer pactos com Países com regimes que não desejamos e a suportar os aumentos de preços que não deveríamos ter de suportar.

Artigo de João Lopes, PSD Almeirim