Shopping cart

No Widget Added

Please add some widget in Offcanvs Sidebar

  • Home
  • Economia
  • Alunos estudam estações de tratamento de águas da Águas do Ribatejo
Economia

Alunos estudam estações de tratamento de águas da Águas do Ribatejo

Por: Daniel Cepa 30 de Junho, 2022 2 Minutos de Leitura

Um grupo de alunos do curso Técnico de Análise Laboratorial da Escola Secundária de Salvaterra de Magos visitou esta quarta-feira, 29 de junho, as estações de tratamento de água e de esgotos para estudar o lado prático dos processos de tratamento.

Na ETA de Salvaterra de Magos onde se trata a água que consomem em casa e na escola, os alunos participaram no processo químico que garante água segura e de qualidade acompanhando os operadores nas recolhas de amostras, verificações e procedimentos.

As docentes das disciplinas de Tecnologia Química e Análises Químicas, acompanharam a visita e testaram os conhecimentos teóricos dos alunos na véspera de um teste onde a matéria foi abordada.

Nos Foros de Salvaterra, a comitiva ficou a conhecer a Estação de Tratamento de Águas Residuais ETAR onde se transforma o “esgoto” em lamas com valor ambiental para aplicação na agricultura e água tratada que é devolvida às linhas de água e encaminhada para o rio Tejo.

Os estudantes do 10º ano identificaram as técnicas e procedimentos na recolha de amostras para o controlo de qualidade que é feito diariamente em mais de meia centena de ETAR que a Águas do Ribatejo gere nos concelhos de Salvaterra de Magos, Benavente, Coruche, Alpiarça, Almeirim, Chamusca e Torres Novas.

As amostras são encaminhadas para laboratórios externos certificados e os resultados validados pela Entidade Reguladora do Serviço de águas e Resíduos ERSAR são divulgados pela AR no seu sítio www.aguasdoribatejo.com.

O grau de cumprimento dos valores paramétricos acima dos 99,5% no abastecimento e dos 98% no saneamento revela água segura e de qualidade em todos os sistemas de abastecimento e um tratamento eficaz das águas residuais, vulgo esgotos.

A abertura dos equipamentos da AR às escolas e à sociedade civil faz parte do plano de sensibilização/informação em curso com o objetivo de dar a conhecer a importância dos sistemas de tratamento. A AR pretende sensibilizar para a importância da água e do seu tratamento eficiente.

Enquanto entidade gestora, a AR assume na íntegra o longo processo desde a captação da água para consumo humano, tratamento, distribuição e numa segunda fase, a recolha de águas residuais para tratamento na ETAR e devolução do efluente tratado ao Ciclo Urbano da Água.

Notícias relacionadas