CDU quer que Câmara de Almeirim reduza utilização de plástico descartável

Sónia Colaço, eleita da CDU de Almeirim, alertou na Assembleia Municipal, realizada na quinta-feira passada, dia 30 de junho, para a importância da redução da utilização de plástico descartável por parte da autarquia nos seus eventos.

Segundo um comunicado emitido pela eleita, nas Festas da Cidade a autarquia “continuou a usar copos de plástico descartável de uso único”, numa altura em que decorre “Conferência dos Oceanos em Portugal e na qual uma das ameaças apontadas aos oceanos são os plásticos”.

Sónia Colaço aproveitou a interpelação ao executivo para relembrar a Recomendação apresentada pela CDU em 2018, aprovada por unanimidade, que previa a redução do uso de plásticos, com especial incidência em eventos e festividades da responsabilidade da Câmara Municipal. 

“No entanto, todos aqueles que marcaram presença nas recentes Festas da Cidade verificaram que os copos disponibilizados eram de plástico descartável e de utilização única, contrariando as preocupações relativas ao excesso de plástico que inunda a nossa sociedade e que são lançados diariamente nos oceanos”, refere o partido em comunicado. 

A deputada municipal da CDU acrescentou ainda que o mercado tem “várias alternativas ao plástico descartável de utilização única”, apelando ao executivo para ter “em consideração a Recomendação e um papel mais ativo na redução do uso de plástico nos eventos da autarquia”.