Proteger

Falar de árvores e contestar o seu abate, de gestão de espaços verdes, da situação em que se encontram os jardins e parques no concelho de Almeirim, tem sido uma constante nossa, pois a CDU considera que valorizar o ambiente é garantir no futuro, melhor qualidade de vida para todos. Já este ano, o eleito da CDU na Junta de Freguesia de Almeirim solicitou o acesso ao relatório dos técnicos do Instituto Superior de Agronomia que têm feito vistorias à tília, mas ainda se aguarda por informação. Esta é uma árvore classificada (desde 2009 por intermédio da CDU e dos Verdes), por ser centenária e ter um grande simbolismo para os almeirinenses pela sua localização.

Desde então que a sua proteção e salvaguarda deve ter o devido acompanhamento especializado. Na Assembleia Municipal de abril de 2022, as eleitas da CDU apresentaram uma recomendação para que no concelho de Almeirim fossem adotadas medidas de manutenção e substituição de arvoredo, tendo em conta a sua valorização e preservação. Isto significa que:

1- devem-se proteger as árvores, os abates só poderão ocorrer quando justificados por razões técnicas e não há outras soluções possíveis de ser implementadas.

2- a autarquia tem de criar o Regulamento Municipal de Gestão do Arvoredo em Meio Urbano e fazer um inventário completo do arvoredo existente nos espaços públicos.

Apesar dos nossos contributos para proteger as árvores no concelho, sabemos que há muito a fazer, cabe a quem gere ser responsável por tal.

Artigo de Sónia Colaço, CDU Almeirim, publicado na edição de 15 de julho.