Nova vaga de calor coloca Almeirim sob aviso amarelo a partir de sexta-feira

A previsão de temperaturas a rondar os 40º Celsius a partir de sexta-feira, 19 de agosto, levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir um aviso amarelo para o concelho de Almeirim. O aviso amarelo devido à “persistência de valores elevados da temperatura máxima” é válido das 9h00 até às 18h00 do dia 19 de agosto.

Segundo a mesma fonte, a partir de amanhã, 18 de agosto, as temperaturas máximas vão subir até aos 34º e fixar-se nos 38/39º ao longo do fim-de-semana. Já as temperaturas mínimas vão rondar os 14º e os 20º Celsius até ao próximo domingo, 21 de agosto.

Para hoje é esperado céu pouco nublado com a temperatura máxima a chegar aos 28º e a mínima a fixar-se nos 16º.

O presidente do IPMA alertou que o país vai passar por uma terceira onda de calor a partir do dia 20 e que se mantém o perigo de incêndios rurais.

“O perigo de incêndio rural em Portugal está ainda a meio da campanha, passámos uma onda de calor de grande intensidade e que chegou a temperaturas que quase rondaram os cinquenta graus, passamos uma segunda onda com menos intensidade, mas mesmo assim com grande impacto e vamos passar uma terceira onda de calor provavelmente dentro de dias”, afirmou hoje o presidente do IPMA, Jorge Miguel Miranda.

Jorge Miguel Miranda acrescentou que “as previsões não são positivas” em termos de precipitação e que provavelmente “setembro será um pouco mais seco e um pouco mais quente” como têm sido os meses anteriores.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.