Alunos fazem voluntariado nos refeitórios e recreios das escolas do concelho

Vários alunos do Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim e das Escola Básica de Almeirim e Escola Básica dos Charcos integram um projeto de voluntariado nos refeitórios e recreio escolares, sendo esta uma forma de integração e acolhimento dos alunos mais pequenos.

No caso da EB de Almeirim o projeto já foi iniciado e na EB dos Charcos será iniciado na próxima semana. Nestes dois locais, os técnicos da autarquia propuseram o projeto aos alunos, que se inscreveram e ajudam agora a distribuir o pão, a fruta e a fazer mais alguma tarefa que seja necessária, sempre devidamente equipados com touca e avental.

O Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim foi o pioneiro na implementação do projeto de voluntariado na hora de almoço, que foi interrompido durante a pandemia covid-19 e que agora regressou em pleno. Em Fazendas de Almeirim, os alunos para além da ajuda dada no refeitório, também praticam o voluntariado no recreio.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim deixa o desafio para os alunos e pais participaram neste projeto.

“Não se trata de ‘trabalhar’ mas sim de ter hábitos de trabalho, hábitos de ajuda. Algo que é fundamental na nossa sociedade. Algo que lhes será fundamental no futuro. Alguns podem não gostar. Os miúdos até podem no início não querer. Mas a nossa função enquanto pais não é só fazer-lhes a vontade. Um educador tem de aprender a dizer “não”. E um “não” é por vezes muito mais importante que o sim”, afirma.

Para aderir à iniciativa, tanto os alunos como os pais devem contactar a escola onde estão inseridos.