Avisos para Almeirim devido à chuva forte e trovoadas

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou esta quarta-feira, 7 de dezembro, para a ocorrência de chuva forte em Portugal continental até final da tarde de sexta-feira, dia 9 de dezembro, por causa de uma depressão centrada na região dos Açores.

Segundo a informação divulgada, nos próximos dias o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão centrada na região dos Açores e que se desloca para leste, “transportando uma massa de ar húmido e instável”. 

Para o concelho de Almeirim foi emitido Aviso Laranja entre as 15h00 de 07/12/2022 e as 06h00 de 08/12/2022 e entre as 06h00 de 08/12/2022 e as 06h00 de 09/12/2022 está emitido Aviso Amarelo também por previsão de precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoadas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) já tinha emitido na terça-feira um aviso à população – para hoje e quinta-feira -, devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima no centro e sul.

Em comunicado, além de alertar para a previsão de chuva, por vezes forte, mais intensa e frequente na região sul, durante os dias de hoje e quinta-feira, a ANEPC avisou que existem condições favoráveis à conjugação “severa com trovoada e fenómenos extremos nas regiões centro e sul”.

Face às previsões, a ANEPC admite a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais devido à obstrução dos sistemas de escoamento, assim como cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

A Proteção Civil avisa ainda para a eventual instabilidade de vertentes, conduzindo a deslizamentos e derrocadas motivadas pela infiltração da água, “potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo” e para o arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos ou desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por causa do vento forte, que podem causar acidentes.

Os avisos da ANEPC para chuva forte e agitação marítima vêm desde domingo, tendo sido registados no sul do país vários episódios de inundações na zona do Algarve, sobretudo em Albufeira e Faro.