Chuva, trovoada e vento forte voltam a colocar Almeirim sob aviso laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou o concelho de Almeirim, assim como o restante distrito de Santarém, o aviso de amarelo para laranja a partir das 00h00 de sexta-feira, 9 de dezembro devido ao mau tempo.

Segundo o IPMA, o concelho de Almeirim vai estar sob aviso laranja devido ao mau tempo a partir das 00h00 de sexta-feira, um aviso meteorológico que passará para amarelo a partir das 09h00 e até às 15h00 de amanhã.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Já na madrugada de hoje, as autoridades chegaram a colocar a região sob aviso vermelho devido à chuva forte e trovoada.

Recorde-se que, na noite passada, o mau tempo provocou elevados danos materiais em estruturas comerciais, habitações, postes e quedas de árvores em Fazendas de Almeirim.

Autoridades apelam à população que não saia de casa

 A secretária de Estado da Proteção Civil lançou um apelo à população para se manter o mais possível em casa.

“Que as pessoas se mantenham o mais possível em casa, restringindo movimentações na rua àquelas que são as deslocações absolutamente necessárias, e que se possam resguardar e que se possam também auto proteger”, pediu hoje a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, em conferência de imprensa em Carnaxide (Oeiras), da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil para fazer o ponto da situação sobre o mau tempo em Portugal.

O aviso à população foi feito a todos os portugueses, mas sobretudo àqueles que habitam nas zonas mais afetadas pelo mau tempo.

Patrícia Gaspar alertou as pessoas para que se mantenham atentas a todas as informações que vão sendo veiculadas pela comunicação social e que são emitidas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e também pelo Instituto do Mar e da Atmosfera.

“É absolutamente fundamental que os conselhos que são dados pela Proteção Civil e todas as informações que são passadas pelas autarquias sejam escrupulosamente respeitadas”, apelou.