Shopping cart

No Widget Added

Please add some widget in Offcanvs Sidebar

  • Home
  • Região
  • Município de Tomar assinou protocolo com Plano Nacional das Artes, que envolve as escolas do concelho
Região

Município de Tomar assinou protocolo com Plano Nacional das Artes, que envolve as escolas do concelho

Por: Redação 16 de Abril, 2025 2 Minutos de Leitura

Foi assinado na segunda-feira, dia 14 abril , nos Paços do Concelho, depois de aprovado em reunião de câmara, o protocolo de parceria entre o Município de Tomar e o Plano Nacional das Artes (PNA), representados respetivamente pelo seu presidente, Hugo Cristóvão, e pelo comissário executivo, Paulo Pires do Vale, e contando com a presença de representantes do Agrupamento de Escolas Templários, do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria e da Escola Profissional de Tomar, que já integram o PNA.

O intuito é promover ações concretas de colaboração entre a autarquia e o Plano, no âmbito da educação e da cultura, nomeadamente através da implementação do Plano Cultural de Escola (PCE) e da adesão a outros programas e medidas que propõem a fruição e produção cultural como parte integrante do currículo escolar, seja como instrumento, conteúdo ou metodologia para a aquisição de competências;Nesse sentido, pretende-se garantir as condições de cooperação técnicas, organizacionais, sociais, formativas, comunitárias e pedagógicas entre os outorgantes com vista a implementar os três eixos do Plano de Ação Estratégica do PNA: Política Cultural e Territorialização; Pensamento e Mediação; e Educação, Participação e Acesso.

São competências do Município, entre outras, apoiar a presença local do PNA e acompanhar iniciativas de âmbito cultural, artístico, educativo e de valorização do património no território; participar nas respetivas comissões consultivas dos dois agrupamentos de escolas e da Escola Profissional; apoiar logisticamente as escolas na implementação de uma programação cultural que responda às reais necessidades e interesses da comunidade educativa; e contribuir para o estabelecimento de redes de cooperação entre os agentes educativos e culturais locais e os seus parceiros públicos e privados, na promoção da identidade e da coesão territorial cultura.

Da parte do Plano Nacional das Artes, são obrigações, entre outras,  colaborar na elaboração e  desenvolvimento dos Planos Culturais da Escola no concelho; participar na seleção e  implementação do Projeto Artista Residente; estabelecer contactos e incentivar a criação de redes de parcerias de modo a fomentar a colaboração entre agentes culturais, a comunidade educativa e outros intervenientes, desenhando estratégias que promovam um ensino integrador entre a escola e a sua envolvente; e disponibilizar cursos de formação para professores, mediadores, técnicos ou outros nas áreas da mediação cultural, artes, educação e património cultural.

Etiquetas Relacionadas:

Notícias relacionadas