ULS Lezíria apresenta manual de boas práticas à pessoa com doença vascular

O Serviço de Especialidades Cirúrgicas da ULS Lezíria apresentou na terça-feira, dia 20 de maio, o Manual de Boas Práticas – Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Doença Vascular, elaborado pela equipa de enfermagem como ferramenta para melhorar os cuidados prestados.

Estiveram presentes Pedro Marques, presidente da ULS Lezíria, Ana Alexandre Calado, diretora clínica, Fátima Lopes, enfermeira diretora, e Hugo Costa, vogal executivo.

Madalena Cruz, enfermeira-chefe, abriu a sessão: “É o reflexo de muito trabalho, mas também a concretização de um sonho. Gosto de lançar desafios, e este livro é o reflexo do desafio que lancei à minha equipa há algum tempo.” E acrescentou: “Obrigada, grande equipa, por caminharmos juntos, com a missão de prestarmos cuidados de saúde de qualidade, sem nunca esquecer o grande propósito que nos move: os nossos doentes.”

A apresentação foi feita pela enfermeira Natércia Afonso, em representação da equipa: “Este manual surgiu como uma necessidade sentida pela equipa, principalmente para uniformizar procedimentos e garantir cuidados com maior qualidade e segurança para o doente.” Segundo explicou, o documento baseia-se em evidência científica e destina-se a enfermeiros em funções, integração e estudantes. “Queremos dedicar este manual a todos os enfermeiros que exercem com perícia a profissão de enfermagem em contexto da prática e que fazem desta uma Arte cujo principal instrumento é a dedicação e o carinho pela vida humana”, destacou.

Ao intervir, Fátima Lopes felicitou a equipa: “Este manual de boas práticas é, sem dúvida, uma mais-valia para todos os enfermeiros — quer os que exercem, quer os estudantes, quer os que vão fazer a sua integração. É assim que se prestam cuidados de saúde de excelência.”

O manual estará disponível em formato digital. Em junho de 2024 foi apresentado o Manual de Boas Práticas – Cuidados de Enfermagem à Pessoa com Doença Urológica, também elaborado pelo Serviço de Especialidades Cirúrgicas da ULS Lezíria.