COMPAL

Os trabalhadores da Sumol+Compal realizaram um dia de luta, com greve e concentração à porta da fábrica, seguida de manifestação pelas ruas da cidade, com larga centena a desfilar até à Câmara Municipal.

Esta ação foi motivada pela dificuldade que os trabalhadores têm tido em dialogar com a empresa, perante sucessivas recusas em negociar, de forma séria e construtiva, a carta reivindicativa apresentada. Têm ainda lutado contra o recurso excessivo e injustificado a serviços externos e ao trabalho temporário, bem como a despedimentos coletivos que a empresa tem vindo a utilizar. A grande mobilização também se deveu à falta de perspetivas de progressão nas carreiras e à enorme perda salarial que há mais de 10 anos os afeta, inclusive os mais qualificados e com experiência.

Refira-se que estamos perante uma empresa com milhões de euros de lucro, que tem mantido a atividade, mesmo com a pandemia da COVID-19, mas que mesmo assim não apresentou uma contraproposta aos trabalhadores para a resolução de todos estes problemas.

Na Assembleia Municipal, os eleitos da CDU saudaram a luta destes trabalhadores, no que foram apoiados por unanimidade. Reconhece-se a importância social e económica da empresa e dos seus trabalhadores, homens e mulheres que lutam por melhor emprego e salários, e que contribuem para o desenvolvimento do concelho. 

Podem os trabalhadores e as suas famílias contar com a solidariedade da CDU nesta sua luta por uma vida digna e com direitos.