Hospital de Santarém inaugura exposição “À Espera do Sol”

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) inaugurou, no dia 5 de dezembro, a exposição “À Espera do Sol”, composta por desenhos da autoria de João Honório.

Desenvolvido em contexto de pandemia, o autor refere que este é um trabalho “sem outra intenção que não aquela de assinalar esse tempo, esperando que todos facilmente o entendam.”

Na cerimónia de inauguração, Ana Infante, presidente do Conselho de Administração do HDS, destacou que esta exposição retrata a “dura realidade” que vivenciamos nos últimos anos de pandemia covid 19.

“Se houve locais onde a dor e o sofrimento ligados à doença covid e ao tratamento estiveram presentes foram os hospitais e é por isso que esta exposição faz todo o sentido neste espaço”, afirmou.

“Que esta exposição represente também uma homenagem a todos que infelizmente faleceram vítimas desta pandemia”, acrescentou a responsável.

João Honório descreve esta exposição como “cores e linhas sobre papel, algumas palavras e notas escondidas, imagens avulsas de um tempo que queremos que venha rapidamente a terminar. Um mundo novo surgirá sem dúvida, e nada mais será igual. A esperança renascida triunfará e a alegria há-de voltar a brilhar e a animar os nossos passos. De novo a vida há-de vencer e o desenho encontrará outros horizontes.”

A mostra estará patente no hall de entrada do HDS até 28 de fevereiro de 2023.