IPMA coloca Almeirim sob aviso amarelo devido a chuva e vento forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o concelho de Almeirim sob aviso amarelo, no dia 27 de março, devido a chuva persistente, por vezes forte, e vento de sudoeste, com rajadas que podem chegar até 85 km/h.

Segundo o IPMA, o alerta para chuva e vento forte vigora entre as 9h00 e as 18h00 de quarta-feira, dia 27 de março. A previsão de chuva vai manter-se nesta e na próxima semana e as temperaturas máximas vão rondar os 14 e os 18º Celsius, e as temperaturas mínimas vão fixar-se entre os 5 e os 11º Celsius.

Também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil avisou a população para o mau tempo dos próximos dias e deixa conselhos para evitar transtornos. A Proteção Civil adianta serem expectáveis inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, assim como a ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

Avisa ainda para a instabilidade de vertentes, com deslizamentos, derrocadas e outros, motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo, assim como a contaminação de fontes de água potável.

A ANEPC alerta ainda para o arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas devido aos ventos fortes, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

A Proteção Civil apela à população para desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais e retirar de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas e para garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas, assim como um especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas.