Marquesa de Alorna: uma mulher à frente da época e ‘mãe’ dos vinhos de Almeirim

A Quinta da Alorna, propriedade localizada em Almeirim, distingue-se na sua história por dar espaço, nome e lugar ao talento no feminino. Assim, para assinalar e celebrar o Dia da Mãe, a Quinta da Alorna propõe que os brindes incluam o ex-libris do produtor da região do Tejo: Marquesa de Alorna Grande Reserva Branco. PVP: 29.99€

Este vinho, produzido em anos em que a qualidade é exímia, homenageia uma das grandes figuras femininas da propriedade, D. Leonor, IV Marquesa de Alorna, também conhecida como poetisa Alcipe. 

O vinho, ideal para harmonizar com arroz de marisco, massada de peixe e Gastronomia tradicional mediterrânica, distingue-se pelo aroma fino e elegante, assim como pela frescura exímia, que faz adivinhar uma longevidade pela sua textura, estrutura e acidez.

MARQUESA DE ALORNA – D. LEONOR DE ALMEIDA PORTUGAL LORENA E LENCASTRE (1750-1839)

A Marquesa de Alorna, tal como é descrita no livro do tricentenário da Quinta da Alorna, foi uma mulher notável, grande benemérita, de talento superior e forte personalidade. 

Apesar de uma vida conturbada, desde ter sido mantida em cativeiro no Convento de Chelas por pertencente à família dos Távora, à viuvez e exílio em Espanha e Inglaterra, a filha primogénita de D. João de Almeida Portugal e D. Leonor de Lorena e Távora, deixou firmado o seu legado, nomeadamente em áreas como a cultura, beneficência e educação.

Desta forma, o vinho “Marquesa de Alorna Grande Reserva Branco” faz jus à resiliência e irreverência de D. Leonor, mãe e mulher que sempre esteve à frente do seu tempo. A proposta da Alorna resulta da colheita de 2021, na qual as quatro castas vindas da zona de transição entre a Lezíria e a Charneca deram origem a este vinho para brindar às ocasiões especiais.