GNR realizou grande operação no distrito de Santarém

O concelho de Almeirim não escapou à megaoperação que a GNR iniciou esta terça-feira, dia 4 de maio, que se iniciou na Zona Sul do Distrito de Santarém. O objetivo da operação é combater a criminalidade e a sinistralidade rodoviária. A operação vai percorrer todo o distrito de Santarém durante os meses de maio e junho.

Segundo Tiago Machado, Capitão da GNR de Santarém, a operação surgiu porque “desde que se instalou a pandemia, e fruto do esforço de fiscalização que tem sido exercido, verificou-se que existem muitos condutores a conduzir sem carta de condução”.

Segundo o comunicado da GNR, foram fiscalizados 260 veículos e foram detidas três pessoas, duas por desobediência e uma por condução sob o efeito de álcool. Também foram elaborados 41 autos de contraordenação, entre os quais 28 foram infrações ao Código da Estrada, oito por falta de inspeção periódica obrigatória e três por matérias perigosas.

Na operação, estiveram presentes meios como a Especialização de Trânsito, Serviço Territorial, Intervenção e Investigação Criminal. O Capitão da GNR salientou que até março de 2021, foram registados 120 crimes de condução sem carta. No ano de 2020, foram apontados 350 condutores que se apresentavam a conduzir sem carta de condução.